Tropa de Elite 2 X Ocupação do complexo do alemão: Jogada de Marketing do governo, ou mera coincidência?


Você acaba de sair do cinema, liga a televisão e veja só o que passa em quase todos os canais: Guerra ao tráfico em pleno Rio de Janeiro real com direito a forças armadas, tanques de guerra e homens camuflados. Daí você se pergunta, peraí. O que estou vendo é um filme, ou é vida real? Se não contrataram os melhores cenógrafos de Hollywood, estou vendo o real cenário carioca tomado por armamentos pesados, antes só vistos em filmes ou (cruzes vai de retro) na ditadura militar.


Bom, tenho que admitir que se preciso escolher um cenário real para ver tais forças armadas, antes nas ruas e na guerra contra o tráfico, do que vê-las em guerras sem sentido ou contra cidadãos inocentes lutando contra a repressão desumana de alguns governos fascistas. Nem por isso defendo totalmente esse tipo de medida, que sei só funcionar em medidas emergenciais, mas que usado isoladamente e por tempo prolongado, não resolveria o problema do tráfico. Qualquer cidadão que entenda um pouco dos problemas sociais do Rio de Janeiro sabe bem disso, não precisa ser especialista pra saber.

Agora, antes de defender vamos pensar nesse tema direitinho... Você pode ser carioca, morar no Rio de Janeiro por anos e anos, mas só quem mora na favela, no ponto T do tráfico sabe o que é ser vítima de tudo isso. Ao resto de nós só cabe tentar entender.
Nessa guerra, onde a polícia é um pouco bandido e o bandido é um pouco vítima do sistema, não existem heróis, e a única vítima são os moradores que presenciam cara a cara a realidade todos os dias.

Eles estão tentando limpar sua barra? Ou aproveitaram a oportunidade do filme pra tomar vergonha na cara? Cenas do próximo capítulo, só o tempo vai dizer!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldita! (A história da rádio Fluminense FM).

Conhecendo a nossa história musical: Entrevista com Rubão Sabino - Por Luiz Domingues

Máquina do tempo - Revista Som Três