Protesto de celebridades estrangeiras contra o plano do Brasil de destruir 600 acres de floresta.
Fonte: www.amazonrainforestnews.com
Após tomarem conhecimento do plano do Brasil de destruir 600 acres de floresta amazônica através do projeto Belo Monte, chefes indígenas resolveram viajar até Londres a fim de pedir ajuda para que esse projeto não seja colocado em prática.
O chefe Almir Narayamoga Surui, da tribo Suruí, Ruth Buendia Mestoquiari, presidente da central Asháninka do rio Ene no Peru e Sheyla Yakarepi Juruna, da tribo Juruna; reuniram-se com Sting e Bianca Jagger, que resolveram apoiar a causa tentando chamar atenção para a violação dos direitos humanos. A violação não somente destruirá grande parte da floresta amazônica, como deixará vários nativos sem lar.
“Nessa voracidade por energia, o Brasil está agora colonizando outros países para produzir energia” – Disse Sting.
O governo brasileiro tem planos para mega-projetos no Xingu, Complexo Madeira, ambos na Amazônia brasileira. Existem 6 projetos, incluindo a Amazônia peruana, onde várias tribos indígenas tem vivido milhares de anos.
A delegação dos três líderes indígenas chamam a atenção para o Brasil e Peru procurarem resolver a questão da produção de energia, respeitando os direitos dos moradores dessas regiões que dependem dos rios e do ecossistema para sobreviverem.
Se você procura formas de ajudar, the Rainforest Foundation UK tem um ótimo web site com informações sobre os projetos e uma sessão chamada “what can you do”, ou o que você pode fazer, que oferece opções de voluntariado e donativos para ajudar a causa.
Comentários
Postar um comentário