Precisamos de mais artistas e menos publicitários!
Vivemos uma avalanche publicitária todos os dias, é difícil conseguirmos fugir das campanhas seja onde estejamos, não há mais espaço em branco no mundo praticamente. Todos os dias estamos sendo bombardeados por novos produtos, novos modelos do velho que eles fazem acreditar que você que TEM QUE TER.
É preciso ter muito discernimento nos dias de hoje para conseguirmos fugir dessa influencia, e é o que infelizmente pouquíssimas pessoas tem. Independente do nível social e poder econômico, a grande maioria das pessoas trabalham apenas para consumir na maioria das vezes coisas supérfluas, sem nenhum valor real, apenas para estarem inseridas na vida moderna.
E a que preço?

A profissão que exercemos diariamente não é apenas uma fonte de renda, você, querendo ou não, está contribuindo para a construção ou a correção desse sistema.
Vejo todos os dias o grande aumento de jovens entrando na faculdade de publicidade, pessoas extremamente talentosas que gostam de boa arte, e penso: Será que precisamos mesmo de tantos publicitários nesse país??
Você poderia até argumentar que a publicidade também é uma arte, mas peraí. Isso não é verdade! O objetivo central e principal da publicidade é vender um produto, e não podemos esquecer de tudo o que isso tem gerado na nossa sociedade, como já citei acima. A campanha na realidade serve apenas para chamar a atenção e distrair o consumidor em potencial, das coisas importantes que acontecem no mundo.
Eu sei que nem sempre a profissão foi assim, por isso mesmo existiam menos publicitários no país, tenho certeza. A publicidade tem sua função, mas convenhamos, ela não é tão importante assim.
Acho um verdadeiro desperdício ver tantos jovens que poderiam estar produzindo uma obra de arte expressiva, sendo na música, nas artes plásticas, no teatro, cinema, perderem seu tempo e talento apenas para vender um produto.
Muito mais sublime do que a publicidade, a arte serve para a auto-expressão do indivíduo, estimula verdadeiramente a criatividade para um objetivo maior e mais digno, que é a visão crítica da nossa sociedade. Isso é fundamental para o crescimento e amadurecimento de uma nação, e até mesmo para sua auto-estima.
Quem não se orgulha de ver um artista brasileiro brilhando e representando nosso país?
Por isso, vamos nos posicionar e, independente de qualquer dificuldade que pode ser superada, vamos realmente acrescentar algo verdadeiramente útil para nossa sociedade, esse sim é o caminho!
Muito atenção na hora de escolher a sua profissão, não se esqueça, querendo ou não isso vai definir o seu caráter!
Sem julgar, tampouco generalizar, mas o fato é que no mundo publicitário, tem muito profissional que se julga artista e se arvora de tal, sem ter a noção de que o buraco é mais embaixo. Isso é um ponto e o outro, é que propaganda é uma técnica de persuasão muito discutível sob o ponto de vista moral. Induzir uma pessoa a fazer algo que ela não necessáriamente queira, utilizando-se de artifícios de cunho psicológicos, muitas vezes esbarra na exploração da boa fé. E nunca é demais lembrar, que o famigeradso ministro da propaganda do terceiro Reich, o sr. Goebbels, usou e abusou dessas técnicas subliminares para hipnotizar o povo alemão e a história nos mostrou o estrago incalculável que isso causou à humanidade.
ResponderExcluirAdoro ler seus comentários, me tranquiliza saber que ainda existam pessoas coerentes nesse mundo! Abraço Luiz!
ResponderExcluir"não há mais espaço em branco no mundo." Isso é fato incontestável. Mas esses espaços foram tomados pelos publicitários pelo simples fato de que os artistas se acomodaram dentro de seu egocentrismo patético. Não se trata de vender a arte, de mentir sobre sua necessidade. Trata-se apenas de ter sensibilidade de perceber que é ela, verdadeiramente, que preenche todas as lacunas do ser humano. E agora, estamos todos num fundo de poço interminável.
ResponderExcluir