Para cada 1 minuto em cena, 10 anos de treinamento...

A nós ocidentais, fascinam a arte oriental e a destreza e perfeição com que a  executam. Mas você já  procurou saber o segredo de tanta perfeição e beleza?

Assistindo a um documentário sobre a Ópera de Pequim, me chamou a atenção uma frase repetida pelos professores que formam alunos para representar na ópera:

"Para cada minuto em cena, são 10 anos de treinamento".


É necessário muita disciplina, paciência e dedicação para se manter uma tradição, que sem dúvida, são características marcantes da população oriental.

Além da beleza dos figurinos, acrobacias e artes marciais, na Ópera de Pequim cada maquiagem, roupa, desenhos e máscaras tem um significado que serve como guia para cada parte do espetáculo. Através desses símbolos, passamos a compreender melhor as características dos personagens e a trama na qual estão inseridos.


Voltando a nossa reflexão sobre a frase citada no documentário, podemos tirar uma bela lição para nós, nossa cultura e nossa vida, de que se vamos nos dedicar a algo em nossa curta vida, que façamos com dedicação, disciplina, e seriedade, e que não tenhamos pressa, porque tudo vem ao seu tempo.




Comentários

  1. O problema é que a sociedade é imediatista.

    ResponderExcluir
  2. Só conseguem porque tem a paciência como aliada fiel em seus esforços.

    Ocidentais estão sempre com pressa de ganhar dinheiro para gastá-lo e continuar correndo para ganhá-lo de novo, e depois gastá-lo novamente, até que um dia, desmaiamos e pessoas que gostam de nós, nos colocam dentro de uma urna e claro, pagam caro por isso...

    E o que fazemos na tal urna, enquanto apodrecemos ? De que vale todo o tempo perdido para ganhar/gastar dinheiro ?

    Boa pergunta, gafanhoto...diria o mestre do Kung Fu !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldita! (A história da rádio Fluminense FM).

Conhecendo a nossa história musical: Entrevista com Rubão Sabino - Por Luiz Domingues

Máquina do tempo - Revista Som Três