A inteligência artificial é fenomenal?


Resultado de imagem para jornalismo burroAssistindo ao noticiário vi uma matéria de como a inteligência artificial é fenomenal e como que através dela praticamente todos os nossos problemas podem ser resolvidos. Depois que terminou de ser exibida, alguns comentaristas conversaram sobre o quanto ela torna tudo mais fácil e de como antes dela as coisas eram mais difíceis. 

Após a conversa, alguns telespectadores mandaram algumas mensagens, e algum deles questionou o fato de ela só trazer benefícios, já que essa facilidade toda tem nos tornado seres preguiçosos e burros. Os comentaristas falaram sobre todos os comentários e ignoraram apenas esse. 

Em outro momento, novamente surgiu um comentário de um telespectador, questionando se não seria perigosa essa inteligência artificial, e se não haveria o risco de ela nos controlar no futuro. Novamente o comentário foi ignorado e se passou para outra pauta. No final do jornal, apareceu uma reportagem mostrando um robô, o que despertou um sorriso no âncora do jornal.

Esse é apenas um exemplo de como de fato já aconteceu o que os telespectadores comentaram, a tecnologia já nos dominou ao ponto de não se ousar questionar sobre os males que ela causa, muito menos discutir como deve ser ou não o seu uso no dia a dia, de maneira a não nos prejudicar. Ao contrário disso, ela tem sido adorada mais do que Deus, substituindo o seu lugar nos nossos corações. Afinal, quanto tempo as pessoas têm separado para cuidar da vida espiritual e de si mesmo, e quanto tempo tem passado na companhia do celular por exemplo? 

Estamos esquecendo que além de estar estragando a nossa visão física, esse aparelho tem limitado a nossa visão de mundo, pois cada vez mais cada aspecto de nossas vidas tem sido migrado para dentro do celular, já que quase tudo tem sido feito por lá. Com todo o mundo a nossa volta, escolhemos limitar grande parte da vida a uma pequena tela. Será que o celular será do time da besta do apocalipse, e só através dele se poderá comprar e vender? Isso não está longe de acontecer, pois cada vez mais compras e transações são realizadas através de aplicativos. Ou será que ainda somos como índios da época do descobrimento, trocando nossas riquezas por quinquilharias dadas pelos portugueses, como espelhinhos e outras porcarias do gênero?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldita! (A história da rádio Fluminense FM).

Conhecendo a nossa história musical: Entrevista com Rubão Sabino - Por Luiz Domingues

Máquina do tempo - Revista Som Três